“Os Congressos Nacionais da SPOP são um dos pontos de encontro de referência da Ortopedia Pediátrica Portuguesa”

Os Congressos Nacionais da SPOP são um dos pontos de encontro de referência da Ortopedia Pediátrica Portuguesa

O 11.º Congresso Nacional e XXVIII Jornadas de Ortopedia Infantil da Sociedade Portuguesa de Ortopedia Pediátrica (SPOP) irá decorrer entre os dias 18 a 20 de maio de 2023, sendo o local escolhido o Hotel Meliá Dona Maria, na Covilhã. Mafalda Santos, coordenadora do encontro, revelou mais sobre o alinhamento do programa científico, evidenciando os objetivos traçados.

“Os Congressos Nacionais da SPOP são um dos pontos de encontro de referência da Ortopedia Pediátrica Portuguesa. Estes eventos científicos promovem uma atualização de conhecimentos de Ortopedia Infantil constituindo um momento de ensino, aprendizagem e sensibilização para ortopedistas e outros profissionais de saúde”, começou por frisar a ortopedista pediátrica.

Mafalda Santos revelou que será organizado um Curso Pré-Congresso, no dia 18 de maio, sob o tema “Alterações da marcha na criança”. A iniciativa será formada por um vasto painel de profissionais de saúde de diferentes áreas médicas, sendo dirigido a pediatras, médicos de Medicina Geral Familiar, fisiatras, ortopedistas, internos de especialidade, fisioterapeutas, entre outros intervenientes que promovam a saúde e o bem-estar da criança.     

No que diz respeito ao congresso, no dia 19 de maio será abordado o tema “Malformações congénitas do pé” e no dia 20 de manhã a temática em destaque será “Trauma da coluna”, existindo ainda espaço para a apresentação de trabalhos sob a forma de comunicações livres ou posters.

“O programa científico é amplo, diversificado e apelativo, sendo o corpo científico constituído por vários profissionais de diferentes áreas médicas, de renome nacional e internacional, pelo que contamos com uma participação de cerca de 150 pessoas”, reforçou Mafalda Santos, que destacou ainda a presença de dois convidados estrangeiros, Alejandro Peiró e Maryse Bouchard, que considera que irão contribuir para a valorização científica deste congresso.

Assim, como já preconizado por outras direções da SPOP, a atual presidente aproveitou para salientar que o propósito desta direção é levar os eventos científicos a diferentes locais, na tentativa de sensibilizar e promover a Ortopedia Pediátrica em todas as regiões do país, mesmo as mais afastadas dos grandes centros. Neste sentido, a Covilhã foi o local eleito este ano.

“Este local situado no sudeste da Serra da Estrela, com tradição na arte de bem receber, constitui um complemento à partilha de conhecimentos e experiências que são o fundamento destes congressos.” “Esperamos que o 11.º Congresso da SPOP seja um momento de convivência, intercâmbio de experiências, consolidação de fundamentos e princípios, fortalecendo as relações interpessoais e o relacionamento entre as instituições”, conclui Mafalda Santos.