Caros Colegas
A Comissão STAL do biénio 2019-2020 propõe continuar a promover a conexão entre o grupo para maior partilha de experiências e avanços nesta área tão particular, que exige amplos conhecimentos atualizados, diversas técnicas cirúrgicas, acompanhar desenvolvimentos em bioengenharia para reconstruções cirúrgicas cada vez mais funcionais e com maior preservação, e promover todo um trabalho fundamental em equipa multidisciplinar nos 5 Centros de Referência nacionais acreditados.
Os elementos da STAL têm papel ativo em Congressos Internacionais de Tumores Músculo-Esqueléticos onde fomentam a interação e partilha de conhecimentos e experiências com os pares.
A tradicional Reunião Informal anual da STAL pela primeira vez atravessa fronteiras com a realização da I Reunião Ibérica STAL-GRETAL, em colaboração com o grupo homólogo da vizinha Espanha.
No sentido de promover e otimizar a resposta terapêutica a estes doentes específicos, a STAL pretende reanimar o Registo Oncológico Nacional de Tumores do Aparelho Locomotor (RONTAL), um projeto criado pela STAL e que acreditamos ser fundamental para permitir avanços e otimização dos tratamentos nesta área.
A STAL está presentemente a trabalhar na elaboração de Guidelines para Cuidados de Saúde Primários – Referenciação Hospitalar em Sarcomas Moles e Ósseos (Ortopedia). Pretende-se identificar os intervenientes, facilitar e orientar as suas funções e definir os objetivos a atingir, nomeadamente encurtar o tempo para diagnóstico, estadiamento e início do tratamento adequado num dos 5 Centros Nacionais de Referência acreditados. Após levar estas Guidelines a discussão de consenso no grupo STAL, pretende-se que sejam divulgadas e cheguem pela via adequada da Tutela aos intervenientes.
De forma a maior dinâmica entre o grupo, a STAL propõe a realização de Reuniões informais para discussão de Casos Clínicos, apresentados alternadamente pelos membros, em regime de videochamada e com frequência trimestral.
No Congresso nacional anual da SPOT, em Outubro 2019 em Tróia, a Mesa STAL conta com temas pertinentes e focalizados, com discussões temáticas para maior dinamização. No tratamento de tumores músculo-esqueléticos o trabalho em equipa multidisciplinar é essencial. Para maior enriquecimento e avanço é fundamental a participação ativa de todos!
Biénio 2023-2024
Coordenadação
Biénio 2023-2024
Coordenação:
Biénio 2013-2014
Coordenação
Biénio 2011-2012
Coordenação
1999-2000 - António Pinto de Oliveira (Coordenador) Rui Lampreia, José Casanova
2001-2002 – José Casanova (coordenador), Luís Correia e Pedro Cardoso.
2003-2004 – Luís Correia (coordenador), Pedro Cardoso e António Laranjo.
2005 – António Laranjo (coordenador), Pedro Cardoso e Luís Correia.
2006 – Pedro Cardoso (coordenador), António Laranjo e Luís Correia.
2007-2008 – António Laranjo (coordenador), Pedro Cardoso e Luís Correia.
2009-2010 – Gabriel Matos (coordenador) e Pedro Cardoso.
2011-2012 - Gabriel Matos (coordenador) Pedro Cardoso, Luís Correia