Prof. Carlos Maia Dias
(Presidente 2023-2025)
Caros Colegas,
É com muito orgulho e sentido de responsabilidade que inicio este mandato como Presidente da Direção da SPOC no biénio de 2023-25, depois de 5 anos como Secretário, inicialmente da extinta secção de ombro e Cotovelo da SPOT, depois da Comissão instaladora da SPOC e finalmente, da recém-criada SPOC.
A anterior Direção, liderada pelo Dr. Rui Claro, focou-se em fortalecer a posição da SPOC como a referência científica nacional em patologia do ombro e cotovelo, e internacionalmente, como o interlocutor de referência neste contexto. No conjunto de iniciativas realizadas com este objetivo, destacam-se a realização de dois congressos presenciais de enorme sucesso científico, a participação como Sociedade Convidada no Congresso da SECOT 2021, o desenvolvimento de uma parceria com a Sociedade Brasileira de Ombro e Cotovelo com quem realizámos o 1º Congresso Luso Brasileiro em Março de 2022 no Brasil, e que nos apoia na realização do 2º Congresso Luso Brasileiro a decorrer juntamente com o 3º Congresso da SPOC, já no próximo mês de Maio em Cascais. Adicionalmente foi iniciado o Travelling Fellowship Nacional, que vai para a sua 3ª edição, patrocinámos e apoiámos diversos Cursos e Congressos nacionais, premiámos os colegas que mais se destacaram e recentemente aprovámos uma tabela de uniformização de codificação de atos cirúrgicos, numa atitude de união pouco vista nos tempos atuais, num dos mais participados Congressos da SPOT em que vimos as salas ocupadas pela SPOC nesse Congresso sempre cheias.
Tudo isto aconteceu mantendo uma ajustada salubridade financeira, apesar de ter sido impossível organizar um Congresso tanto em 2020 como em 2022 fruto de restrições pandémicas. O mérito do conseguido é de todos os que trabalharam nesses projetos, a quem agradeço por terem tornado a SPOC uma Sociedade mais robusta, elevando a fasquia de quem entra.
Ainda assim, não podemos esconder que nem tudo foi perfeito. Nem poderia ser… Somos uma jovem Sociedade, cheia de vitalidade, com muita gente nova, de elevada qualidade clínica e científica, cujo caminho se advinha longo e de sucesso, assim saibamos todos manter uma visão de bem comum e espírito de união que nos levaram a ser, porventura, uma das franjas da Ortopedia Nacional com mais vigor, dinamismo e capacidade resolutiva. Com esse espírito vêm desafios e muita responsabilidade!
É fundamental manter a união e o sentido de caminho comum que sempre foi traçado pelos que nos antecederam nas diferentes Direções da Secção e tentaremos sempre obter consensos entre todos, não nos desviando dos princípios básicos que devem guiar a nossa ação como Médicos e Cirurgiões Ortopédicos, em que deveremos pugnar pelo adequado tratamento dos nossos doentes, averiguar, investigar e publicar os nossos resultados e proteger e defender os legítimos interesses dos nossos associados.
Nesse sentido iremos trabalhar para:
– Consolidar e melhorar de forma contínua os Travelling Fellowships;
– Finalizar e disponibilizar ferramentas para uso livre pelos associados da SPOC, que permitam o desenvolvimento de projetos de investigação clínica, pessoais ou interpares;
– Aumentar a integração da SPOC no espaço sul-americano e Ibérico, nossos interlocutores preferenciais não só pela proximidade cultural mas também pelo que podemos beneficiar decorrente da dimensão internacional que estas Sociedades têm;
– Desenvolver o processo de Certificação da subespecialização em “Cirurgia do ombro e cotovelo” que defendemos e assumimos, e em consenso com o que está a ser desenvolvido ao mesmo tempo tanto na ESA-ESSKA como na SECEC;
– Otimizar e alargar uniformização a tabela de codificação dos atos médico-cirúrgicos, estimulando a sua utilização por parte de todos e insistindo junto dos diversos operadores para que seja esta a base de qualquer negociação com quem financia os atos médicos.
Ao longo deste mandato tomaremos as nossas decisões de forma colegial e transparente, privilegiando consensos e colocando o interesse dos doentes e da comunidade de cirurgiões de ombro e cotovelo em primeiro lugar, para que quem nos suceder possa beneficiar do trabalho feito e manter o crescimento da SPOC e da própria SPOT.
Conto com todos, vamos a isto!
Carlos Maia Dias
P\ Direção da SPOC
Direção da SPOC 2021 – 2022
Direcção
Mesa da Assembleia Geral