Dra. Inês Balacó
(Presidente 2020-2022)
Caros Colegas,
Quero agradecer-vos o voto de confiança que concederam à equipa que lidero no biénio 2020-2022. Foi com muito orgulho, honra e alegria que aceitámos dar continuidade ao trabalho brilhantemente desenvolvido nas Direções anteriores e, simultaneamente, criar oportunidades diversas e assumir novos desafios.
O nosso primeiro desafio, inesperado, foi-nos imposto pela SPOT, que consubstanciou uma proposta de revisão dos Estatutos da SPOP. Trabalhámos nessa proposta, discutimo-la na AG da SPOP no dia 14 de Fevereiro de 2020, reformulámos o que foi considerado razoável e mantivemos na nossa proposta todas as condições que considerámos fundamentais à essência da SPOP. Estamos convictos de que conseguiremos que o novo Regulamento da SPOP garanta uma autonomia real da SPOP, enquanto Sociedade Afiliada da SPOT, respeitando e refletindo verdadeiramente o nosso trabalho desde sempre na Ortopedia Infantil.
Nestes tempos de incerteza, o nosso grande desafio será sem dúvida, conseguir manter a qualidade da formação de Médicos Especialistas e Internos. A tecnologia on-line tem sido o motor da formação científica durante este período pandémico e restritivo, que muito condiciona a realização de eventos presenciais. Mas, a médio e longo prazo, esse recurso é subjetiva e objetivamente insuficiente para a garantir uma boa e adequada atualização científica e clínica
numa área tão vasta, única e específica, como é a Ortopedia Infantil. Urge encontrarmos soluções. Será importante intensificarmos a colaboração entre a SPOP e os Colégios da Especialidade de Ortopedia e da Subespecialidade de Ortopedia Infantil. Importa também maximizarmos todas as oportunidades de cooperação, em termos de intercâmbios presenciais, de projetos de estudos, protocolos ou parcerias nacionais e internacionais, especialmente com a European Paediatric Orthopaedic Society, com a Sociedade Española de Ortopedia Pediátrica e com a Société Française de Orthopédie Pédiatrique, Sociedades com as quais a SPOP tem um frutífero histórico de colaboração.
Para a SPOP, é ainda fulcral manter a excelência na prestação de cuidados assistenciais às Crianças e Adolescentes com problemas músculo-esqueléticos. A Covid-19 impôs mudanças várias nas nossas Vidas, Serviços e Hospitais, mas será fundamental continuar a estimular a diferenciação de Especialistas e áreas especificamente dedicadas à Ortopedia Infantil nas Instituições que tratam a população pediátrica e assegurar que os nossos doentes continuam a ter acesso adequado, em tempo adequado, aos cuidados de que necessitam.
Contamos com cada membro da SPOP! Contem connosco também!
Corpos Sociais da SPOP 2020-2022
Direcção
Mesa da Assembleia Geral
Conselho Fiscal
Corpos Sociais da SPOP 2018-2020
Direcção
Mesa da Assembleia Geral
Conselho Fiscal
Corpos Sociais da SPOP 2016-2018
Direcção
Mesa da Assembleia Geral
Conselho Fiscal
A SPOP é a evolução da SEOI (Secção para o Estudo de Ortopedia Infantil da SPOT), que em Outubro de 2015, na Assembleia Geral da SPOT, passou a sociedade afiliada.
No passado dia 11 de Março de 2016, em Braga, durante as Jornadas de Ortopedia Infantil, realizaram-se as primeiras eleições para os corpos sociais da SPOP, para o biénio 2016-2018.
Sob a égide do Serviço de Ortopedia do Hospital de Crianças Maria Pia, constituído à altura pelos Drs. Corte Real, Mesquita Montes, Lino Ferreira, desaparecido prematuramente e Vieira Coelho, foram organizadas as primeiras Jornadas de Ortopedia Infantil, em Março de 1980 - Espinho e mais tarde no Vimeiro e em Miramar.
A criação da S.E.O.I. tem o seu início em 10 de Maio de 1983, quando é divulgada aos sócios da SPOT a Proposta de Regulamento da Secção de Ortopedia Infantil, assinada pelo Dr. Artur Corte Real.
Mais tarde, a 15 de Outubro de 1983, na Assembleia-Geral Extraordinária da SPOT, reunida no Anfiteatro do Instituto dos Altos Estudos Militares, foi criada Secção de Ortopedia Infantil sendo nomeado coordenador o Dr. Artur Corte Real.
Estava então criada a primeira Secção da SPOT, com o objetivo de promover o “Ensino, Divulgação e Investigação” do Aparelho Locomotor da Criança.
Ao Dr. Corte Real sucederam como coordenadores os Drs. Pacheco Mendes, Mesquita Montes, Jorge Seabra, Carlos Martins, novamente Mesquita Montes, Gabriel Matos e Gilberto Costa.
Desde a sua fundação tem a SEOI organizado importantes reuniões científicas, com especial destaque para as suas Jornadas Nacionais.
Em 1993 com o especial empenhamento do Dr. Mesquita Montes, têm inicio os Ciclos de Formação em Ortopedia Infantil, sendo concluído o 2º Ciclo em 2002. Estes Cursos de Formação, tinham lugar paralelamente às Jornadas Nacionais, constituindo precioso auxiliar na preparação dos nossos internos, a quem se destinavam.
Continuando a sua ação de formação, em 1995 iniciaram-se os Seminários de Imagiologia do Aparelho Locomotor da Criança e a partir de 1997, começaram as Reuniões Informais de Ortopedia Infantil, por vários Hospitais espalhados pelo país.
Em 2003, foram organizadas com o precioso empenho do Dr. Jorge Seabra, as primeiras Jornadas dirigidas aos novos Países de expressão Portuguesa. Tiveram lugar em Mindelo – S. Vicente e constituíram um êxito assinalável.
Também nas relações internacionais a SEOI, alargou os seus horizontes, com a ligação institucional regular à EPOS (Sociedade Europeia de Ortopedia Infantil), e a participação como fundador na IFPOS (Federação Internacional das Sociedades de Ortopedia Infantil). Juntamente com o GEOP e o GETOI ( grupos francês e espanhol de Ortopedia Infantil, participou em Paris - Novembro de 2002 numa reunião conjunta, de êxito assinalável. Regularmente vários membros da SEOI participam nas reuniões internacionais dessas sociedades.
Este ano e em conjunto com todas as Secções da SPOT, a SEOI abdicou da realização das suas Jornadas Nacionais. Tal facto devesse à atribuição ao nosso país da organização do Congresso da EFORT, cujo Presidente foi o Dr. Cassiano Neves, ao mesmo tempo Presidente da STOT. Por esse motivo
o Congresso Nacional vai ser “ O Congresso das Secções” subordinado aos temas “Controvérsias” e “O que há de novo”.
No próximo ano, estão já anunciadas as Jornadas Nacionais a decorrer em Caminha, tendo como tema as “Dismetrias dos Membros Interiores” e um Work-Shop sobre “Fixadores Externos em Ortopedia Infantil.
É pois com um misto de passado brilhante, e um futuro claramente prometedor que se apresenta à Sociedade Médica Portuguesa a mais antiga e ao mesmo tempo uma das mais dinâmicas Secções da Sociedade Portuguesa de Ortopedia.
21-07-2005
Gilberto Costa
Prémio SPOP para o Melhor Artigo de Ortopedia Infantil
Ir para páginaSPOP-EPOS Mesquita Montes Fellowship
Ir para páginaBolsa Acuña-Fombona e SPOP
Ir para páginaPrémio Biomarin Melhor Comunicação Oral SPOP
Ir para páginaPrémio Biomarin Melhor Comunicação Oral SPOP
Ir para página